top of page

Felicidade

-Me faça uma pergunta! -Você é feliz? -Já começou com algo difícil, mas tudo bem, vou tentar responder. -Espera, como assim difícil é sim ou não. -Pra mim não é tão fácil, felicidade depende de muitas coisas. Acredito que ela seja aquele estado em que você sente que a vida está nos eixos, sente-se satisfeito com o que tem e o que é. -Sério, você acha que felicidade é pura satisfação? Não me parece suficiente. -Você já parou para perceber que há pessoas ricas, claro, que apesar de tudo o que possuem não estão satisfeitas, apesar do status, apesar da boa condição de vida, sentem um vazio, a isso chamo de necessidades que vão além do que consideram bom pra si. Se não ficarmos atentos corremos o risco de passar toda a vida correndo atrás do melhor queijo, mas o melhor depende do contexto, essa variante regula o que é bom sob a perspectiva de cada um. -Mas e quando a perspectiva perfaz a sua própria natureza e se torna algo generalizado, como sempre acontece na grande massa?! -Daí surge o monstro da cegueira, uma das grandes enfermidades sociais. É como seguidores do bando, de alguma forma a pessoa amassa a si mesma e junto com ela esmaga também sua moral e sua dignidade, então a visão de mundo se torna a opinião aguada da grande maioria. -Mas, onde a visão de mundo implica na felicidade de um ser? -Somos e agimos de acordo com nossa capacidade de enxergar, logo se você compreende sua situação, se você tem pura consciência do que é, de suas fraquezas e sabe que o ser humano é um ser em constante caminhada para encontrar formas de estender seu estado de felicidade, pode ser que se sinta satisfeito ou não. Depende da sua visão, no fundo felicidade parece ser algo individual, claramente um requisito para uma boa vida, porém é alcançada em sua plenitude através de reflexão. É um bocado complicado, mas que vale muito a pena quando alcançada. -Dizendo isso você afirma que a alcançou? -Não sei dizer ao certo, mas para uma resposta temporária, diria que vou saber quando sentir, sou teimoso e exigente com isso, por outro lado não sou triste, me encontro em um momento neutro, tenho esperança de alcança-la, estou no campo da observação, espantando os demônios, vendo como e quando eles agem, digo demônios mas talvez sejam apenas problemas, mas por hora são demônios que com o tempo drenarei as forças e daí desaparecerão. Volte um dia desses, quem sabe eu a encontre antes que imagino. -Certo, você me deixou intrigado, preciso rever meus conceitos, talvez eu não seja tão feliz quanto imaginava, obrigado. Voltarei para continuar a conversa, ainda tem muito a ser dito. -Até mais, volte quando quiser.


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page